Sistemas de Instrumentação e Telemetria Aplicados à Avaliação dos Impactos da Mecanização na Compactação e Sustentabilidade do Solo
Coordenador: Samir Paulo Jasper
O avanço da mecanização agrÃcola tem proporcionado ganhos expressivos em produtividade, porém, o uso intensivo de máquinas agrÃcolas pode gerar impactos negativos sobre o solo, especialmente relacionados à compactação, que afeta diretamente a sustentabilidade fÃsica, quÃmica e biológica do solo. Nesse cenário, torna-se fundamental monitorar de forma precisa as condições operacionais dos conjuntos mecanizados, correlacionando seu desempenho com os impactos sobre o solo e o meio ambiente.
O objetivo deste projeto é aplicar e aprimorar um sistema completo de leitura e telemetria, capaz de monitorar em tempo real variáveis operacionais de tratores agrÃcolas e associá-las aos efeitos na compactação do solo em diferentes condições fÃsicas e tipos de manejo. Durante os testes de campo, são monitorados e registrados os seguintes parâmetros: patinagem, velocidade operacional, rotação do motor, consumo de combustÃvel, consumo especÃfico de combustÃvel, força na barra de tração, rendimento na barra de tração, eficiência trativa e temperatura do combustÃvel.
Os dados são transmitidos sem fio, garantindo segurança, integridade e acesso remoto à s informações diretamente do campo para o Laboratório Adequação de Tratores AgrÃcolas (LATA) da UFPR. As atividades serão desenvolvidas no Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola (DSEA) e na Fazenda Experimental Cangüiri (FEC).
Além de otimizar o desempenho operacional dos conjuntos mecanizados, os resultados obtidos permitirão avaliar de forma detalhada os impactos da mecanização sobre a estrutura fÃsica do solo, subsidiando recomendações para práticas agrÃcolas mais sustentáveis. O projeto também contribui para a formação de recursos humanos qualificados no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFPR, além de fomentar tecnologias que orientem o uso racional de máquinas agrÃcolas, reduzindo impactos ambientais e promovendo a sustentabilidade dos sistemas produtivos.