Qualidade do Solo e Serviços Ecossistêmicos do Solo e suas relações com a Educação em Solos
Coordenador: Fabiane Machado Vezzani
Quanto maior a complexidade do sistema de produção agropecuário construÃdo pelos humanos, maior é a capacidade do solo em exercer suas funções ecossistêmicas e suportar um modelo sustentável de produção. Os humanos cientes das suas relações com o meio em que vivem tem potencial de utilizar práticas agrÃcolas que favoreçam a preservação do solo e garantam o bem-estar intra e intergeracional. Os objetivos do projeto são: (i) estudar as relações entre as plantas e o solo em sistemas complexos de produção agropecuária, no que se refere à s ações biológicas, à construção da estrutura fÃsica e à ciclagem dos elementos quÃmicos, a fim de desenvolver tecnologias que favoreçam o fluxo de energia e de nutrientes, promovam a diversidade das relações tróficas e potencializem a capacidade produtiva dos agroecossistemas, garantindo a Qualidade do Solo e a prestação dos Serviços Ecossistêmicos, a sustentabilidade econômica e a permanência do agricultor na terra; (ii) estudar a relação dos humanos com os solos do seu território, com intuito de propor ações pedagógicas com metodologias em paradigmas educacionais que contribuam para o fortalecimento da autonomia, protagonismo e emancipação dos sujeitos, garantindo, também, a preservação da Qualidade do Solo e a manutenção dos Serviços Ecossistêmicos. As ações estão voltadas para trabalhos em sistemas produtivos a campo e construções de cunho teórico. O projeto envolve sistemas de produção de grãos, integrados de lavoura-pecuária, agroflorestais e ecossistemas naturais, territórios rurais e escolas no Centro-Leste do Paraná. Atributos do solo são avaliados de maneira integrada, em consonância com a construção de formas e fórmulas para medir Qualidade do Solo; metodologias em Educação em Solos são analisadas quanto à s relações dos saberes no contexto local/global. Os principais resultados esperados são o entendimento da Qualidade do Solo e dos Serviços Ecossistêmicos do solo em sistemas de produção de base ecológica; a constituição de ferramentas que direcionem a tomada de decisão na conversão para uma agricultura de base ecológica; a construção de práticas educacionais em Educação em Solos propondo ações que evidenciam os saberes dos sujeitos sobre a importância do solo no bem-estar dos humanos; a promoção do sentimento de pertencimento dos humanos no seu território contribuindo para os Serviços Ecossistêmicos do solo; e a ampliação da produção cientÃfica em Agroecologia e Educação em Solos.